domingo, 2 de agosto de 2009

Arequipa - Valle del Colca

Estamos prontos pra pagar 170 Soles para ir de Cusco até Nasca/Ica/Lima. Chegamos na rodoviária e descobrimos que a passagem para Arequipa era apenas 30 Soles!! Mudanca de plano em cima da hora, chegamos em Arequipa com 4 horas de atraso, pegamos uma rota toda nevada, um frio do caramba de madrugada e o onibus tinha que ir muito devagar. Chegamos a Arequipa, a cidade pra falar a verdade estava muito quente, provavelmente algo em torno de 30ºC, consumimos muito 'helados'.

Arequipa tem o centro bem organizado e é uma cidade mais bonita que Cusco. Comecamos a procurar algo pra fazer e descobrimos que o mais visitado é o Valle de Colca.
*Dica: O Valle del Colca fica em Cabanaconde. Cabanaconde fica a 6 horas de onibus de Arequipa. Faca esse percurso pegando o onibus na rodoviária que a viagem fica muito mais barata.
Pegamos o onibus sentido Cabanaconde, pagamos 15 Soles apenas, por agencia de turismo custa em torno de 100 soles.

Valle del Colca

Chegamos a Cabanaconde e tinha uma 'chica' que parecia turista dentro do bus oferecendo um Hostal. A 'chica' era da Bélgica e tinha construido um Hostal ali só para mochileiros, o preco variava de 10 a 12 soles (barato, muito barato e organizado).
Passamos a noite no hostal e o namorado da belga era um peruano que deu muitas informacoes sobre o Valle.
Pela manha decidimos ir até a 'Cruz del Condor', aonde se pode observar os condores logo pela manha. Realmente valeu a pena, os Condores realmente sao surpreendentes, nota-se muito bem a diferenca de tamanho de um Condor com qualquer outra ave.
O problema da Cruz del Condor, é que vao te cobrar 35 Soles para voce ver o Valle del Colca e os Condores, e a minha crítica fica em uma frase: 'Quantos soles vai aos condores? 5, 10, 35? Nao sabia que os condores precisavam de dinheiro.'

Continuamos até Cabanaconde aonde descidimos nao fazer andar pelo Canyon de Colca pois ainda tinhamos que chegar até Huaraz e subir alguma montanha nevada.
Voltamos a Arequipa em um bus turístico e paramos na cidade de Chinvay para tomar um banho nas termas.

Chegando em Arequipa só correria, pegamos nossas mochilas, tomamos um helado e subimos no primeiro onibus HASTA LIMA!!!! 16 horas de viagem, 50 soles, tudo em alta velocidade.

*** Crítica a Cusco
Cusco te cobra 130 soles, algo em torno de R$100,00 para conhecer seus museos e o Vale Sagrado e também te cobra 130 Soles para entrar em Machu Picchu fora os guias. Só eu gastei 30 soles de guia + 260 soles de tickets de entrada, algo em torno de R$240,00 por turista.

Ai comecei a examinar, a praca de Cusco diferente de Arequipa, é super desorganizado, cheio de gente pedindo dinheiro, crianca na rua trabalhando e passando fome.

Com certeza volto a Cusco para ir até Choquequirao, mas nao posso dar mais um centavo para passeios que deveriam melhorar a estrutura total do lugar e nao só para turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário