quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A volta por La Paz - Santa Cruz

Chegamos em La Paz e fomos para o Hostal Austria.
Amigos, não recomendo esse Hostal, tivemos que discutir com o cara o valor de 30 bolivianos que tinha cobrado 1 mês atrás. Ficamos nesse Hostal apenas uma noite, em nosso quarto era impossível dormir, grudado com nossa parede tinha uma balada. Sim...... uma balada!!! Dormimos muito mau, e fomos para o Hostal Señorial, aonde tinham roubado R$150,00 nosso a 1 mês atrás. Mas dessa vez ficamos em um quarto que dava para a rua, outra noite sem dormir, o trânsito de La Paz não deixa ninguém dormir.
No dia de ir embora fomos até Tiwanaku, ainda não tinhamos conhecido o sítio. Sem dúvida vale a pena os 130 bolivianos para conhecer, o lugar tem história de 3500 anos e estava evoluindo bem rápido. Com o ticket de 80 bolivianos você pode conhecer 2 museus e 2 sítios. Vale a pena comprar os presentes em Tiwanaku, é muito barato e legalzinho.
Em La Paz novamente compramos os presentes pra toda família na rua das bruxas. Da pra pesquisar e pagar muito barato pelas coisas. Nunca esqueçam de dar aquela chorada.
Pegamos nosso bus para Santa Cruz.

No bus passamos por Cochabamba, eu não entendi aquela cidade, demoramos em torno de 2 horas pra cruzar ela, é gigantesca. Saindo de Cochabamba fomos parados pelo exército e revistaram tudo, abriram bolsa e tudo mais. Continuamos nossa viagem e chegamos em Santa Cruz.

Em Santa Cruz chegamos na rodoviária e não conseguimos comprar os tickets para o trem. Fomos atrás de ônibus e descobrimos que tinha ônibus por Puerto Quijarro e por Assuncion no Paraguay. Tinhamos comprado para Assuncion até descobrimos que o cara tava dando o calote na gente. Fui lá discutir com o doido, na Bolívia o povo é meio medroso, discutindo em português estava saindo pra chamar a polícia e o cara me devolveu a grana.

Em Santa Cruz ainda, pegamos um taxi para a Plaza aonde tivemos oportunidade de comer um delicioso CHURRASCO BRASILEIRO! Mermão, tava com uma vontade de comer comida brazuka... 30 bolivianos e comia a vontade. O amigo dono da churrascaria, claro brasileiro, me trouxe uma picanha no ponto. Valeu muito a pena.

Voltamos para a rodoviária.
Pegamos um busão então de um mentiroso que dizia ter filme no ônibus para Puerto Quijarro.
Essa viagem para Puerto Quijarro de ônibus eu não recomendo, é realmente assustadora a estrada e muitas vezes parece que o ônibus vai realmente virar nos barrancos.

2 comentários:

  1. Oi! Eu fiquei 3 dias em Tiawanaku. Esse lugar é magico. Um dia vou te contar minha viagem pela Bolivia, teve conexões muito fortes. Abraço. Andrés

    ResponderExcluir
  2. Dica- em La Paz fiquei em um hotel chamado España por 10 dolares. Muito bom. No inverno valeu muito a pena.

    ResponderExcluir