segunda-feira, 13 de julho de 2009

La Paz - A procura de Evo Morales

La Paz, a capital que nao é capital.
Chegamos e pegamos um taxi direto ao Hostal Señorial, show de bola, depois de 5 dias sem tomar banho e com temperatura baixíssimas, chegamos a um lugar com água caliente de verdade e camas de qualidade por apenas Bs 30,00. Tomamos algum café e descidimos lavar roupas e nao fazer nada.
Por sinal essa semana esta sendo comemorada o bicentenário da independência da Bolívia. Vimos algumas pequenas festas e banda militares tocando na praca principal. Agora só estamos enrolando para ir a Tiwanaku e depois seguirmos para Cusco.Fizemos também uma troca por motivo de tempo, nao faremos mais a trilha de 9 dias a choquequirao, agora só vamos para Machu Picchu com direito a passar pelo monte Salkantay e também tentaremos ir até o Equador.

Tivemos um pequeno problema que tivemos que chamar a polícia. Assim que chegamos fomos a uma cabine telefônica ligar para o Brasil e para Espanha, chegamos e perguntamos ao recepcionista quanto era o minuto para os dois países. Disse ao Brasil Bs 0,80 e Espanha Bs 1,00. Entao falamos algo em torno de 10 minutos, quando terminamos nos disse que era Bs 44,00 tudo. Falamos que iamos pagar 10 bolivianos, chamamos a polícia e o cara se embananou inteiro na frente da polícia, e acabamos pagando Bs 20,00 apenas e o cara ainda tomou um chingo da polícia. Por sinal a polícia aqui pareceu ser mais útil que no Brasil, resolveu o caso na hora.
La Paz é grande mas é sussa, todos aqui gostam do Evo, hoje descobri aonde o Evo fica, mas acho que nao vou conseguir me encontrar com ele. RS!

Viva Bolivia, Viva La Paz..****

Algumas dúvidas a serem respondidas.
O frio de Uyuni é cabuloso, pegamos -15ºC.
Compramos roupas de lhamas, sao super quentes, eu usei em Uyuni apenas uma camiseta, o fleece e a jaqueta inca, por baixo das calcas usei uma segunda pele de la que comprei em Potosi por apenas Bs 25,00.
O Sorochi felizmente nao nos pegou, nem eu e nem a Laura, mas vimos muitas pessoas passando muito mau pelo ar-rarefeito. Nao tivemos problemas de saúde.
As estradas na maioria sao de terra, e os onibus sao todos preparados para andar na terra. Paradas sao punk para o povo que se importa com banheiro limpo.


Agora um comentário!!
Estava ontem sentado na privada e me veio a seguinte frase para escrever aqui.

Se quer vir a Bolívia e conhecer Uyuni, primeiro examine seu dia, se você reclama uma vez apenas, está bem coseguirá aguentar toda a viagem. Se reclamar duas vezes em um dia apenas, fique em casa, com o cobertor e sua família, será bem mais proveitoso.

Altitude + frio requer boa vontade e agradecimento.

3 comentários:

  1. Show de bola seus relatos. Estou 'viajando' junto com o blog. Grande abraço para vocês e precisando de alguma coisa de Curitiba, é só gritar. Amigos são sempre importantes.
    Força Sempre!

    ResponderExcluir
  2. hahaha muito bom a sua "lição de moral" da história .... estou acompanhando o blog como previsão do q vou encontrar daqui 1 semana :-)
    gostei muito do texto em espanhol sobre no volver a ser los mismos .... bem esse espírito.
    só uma pergunta: quanto voces pagaram nesse juliet tours ? pelo visto, recomenda né ?
    abraços !
    (tangledUpinblue do orkut)

    ResponderExcluir
  3. Vi..
    não acredito que vcs..perderam a chance de encontrar Evo Morales..0huauahauhauhauha
    agora fala sério ladrão tem em todo lugar hein?
    mas fiquei surpreso com a atitude da polícia...

    ResponderExcluir