sábado, 11 de julho de 2009

Salar de Uyuni

1º Dia - O Salar de Uyuni
Tomamos o 'desayuno' bem cedo e já fomos a plaza central de Uyuni aonde pudemos encontrar com Juliet de novo e nosso grupo para ir ao Salar Uyuni.
Nosso grupo ao Salar era: Vinícius, Laura, Ricardo, Regiane, João e Gerda, todos brasileiros. Nosso carro era um Toyota Land Cruiser e nosso piloto senhor Ruben e nossa cozinheira senhora Nena.
Saímos as 11h sentido ao Cemitério de Trens. No cemitério, vimos apenas os trens se decompondo e já seguimos direto ao Salar.
Antes de chegar ao Salar paramos em um vilarejo aonde havia alguns 'Museos de sal'.
Chegando ao Salar, lugar fantástico, só se ve por muitos e muitos quilómetros uma planícia branca, é como se fosse outro planeta.
Paramos em Isla del Pescado, aonde pudemos apreciar alguns cactos gigantes, alguns com até 12 metros. Comemos um almoço show que a Nena fez para a gente e continuamos nossa viagem até nossa hospedagem no meio do Salar, um hotel de Sal!!!!Assim que chegamos dava pra sentir o frio, já devia estar em 0ºC, nos acomodamos e depois saímos para fazer umas fotos. Naquela noite chegou fácil aos -10ºC. Passamos a noite, alguns compatriotas passaram mau, muito mau por causa do Sorochi.2º Dia - Desertos, Vulcões e a Laguna Colorada
No segundo dia acordamos bem cedo com um 'desayuno' muito bom feito pela Nena. Saímos sentido as Cordilheiras dos Andes, podemos ver montanhas gigantescas e desertos de areia. Também vimos alguns vulcões e a pedra em formato de árvore. Chegamos a Laguna Colorada aonde faríamos nosso repouso. Logo que chegamos deu pra sentir a temperatura, algo em torno de 0ºC as 16:30 da tarde. Fizemos algumas fotos e brincamos na água congelada da Laguna, o pôr-do-sol fantástico e quando a noite caiu, sai para dar uma volta fora da hospedagem, a temperatura provavelmente estava em -15ºC mas valeu a pena, o céu mais estrelado que já vi na minha vida. Dormimos e nossos amigos compatriotas passaram um pouco mau de noite também por causa do Sorochi.3º Dia - Geissers, Chile e a volta para Uyuni.
Acordamos bem cedo, estava um frio de lascar, tomamos nosso desayuno e já saimos a procura dos Geissers. Chegamos rápido e pudemos ver atividade vulcânica, os geissers soltavam muita fumaça de enxofre, lugar fantástico, e não esperavamos ser tão legal. Também vimos águas têrmais pela redondeza, aonde tinha muitos turistas se banhando, detalhe que a água estava a 33ºc e fora da água estava algo em torno de -12ºC.
Seguimos adiante e chegamos na fronteira do Chile, aonde pudemos pisar em território chileno e deixar nossos amigos Ricardo e Regiane. Seguimos a viagem, até Uyuni.

Chegamos a Uyuni e estamos embarcando para La Paz, agora será 12h de viagem de ônibus com calefação e leito, assim espero.

Detalhe! Estamos a 4 dias sem tomar banho... o frio é demais e os banhos aqui de água caliente não tem nada.

O Salar de Uyuni é fantástico, mas é preciso colhões e uma saúde integra para fazer tal passeio.

*****

Quanto as fotos, eu vou publicar logo mais, mas ainda não tive a oportunidade de descarregar a camêra.

5 comentários:

  1. Esse lugar deve ser fantástico.Amigos que conheceram disseram o mesmo que voces: parece uma paisagem de outro planeta.
    As fotos devem ter ficado incríveis.
    E o frio? Como estão se protegendo? E o ar-rarefeito? Tiveram problemas de saúde?
    As estradas são boas? Tem paradas de descanso?
    Contem mais detalhes - é interessante saber.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. ah que bom que vc atualizou!!rsrs..tá aproveitando pacas né garoto!
    ok, vou segurar minha ansiedade com as fotos!
    beijos de monte, se cuide!

    ResponderExcluir
  3. quatro dias sem banho deve ser complicado...
    estou adorando ler sua aventura e quero ver as fotos! :))

    ^^

    ResponderExcluir
  4. fiquie curioso por saber onde estava no dia dez de julho?
    huahauhauhauahuha
    na seção comentei com a Marilia..^^
    mas dez dias sem banho..tsc ...tsc ainda bem que somos ayahuasqueiros

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, pretendo viajar ano que vem para Bolivia vc pode me informar os preços de hoteis e dos passeios?
    Obrigada Viviani blog artescola-vivi.blogspot.com

    ResponderExcluir