sábado, 11 de julho de 2009

Potosi - Hoja no es droga!

Chegamos em Potosi finalmente, estamos a 4060m de altitude. Assim que chegamos ja sentimos os efeitos do 'Sorochi' ou ar rarefeito. Comecamos a caminhar pela cidade e logo ja estavamos cansados, pedimos um taxi para o centro da cidade, percebemos tambem o frio que fazia, naquela noite mesmo pegamos temperaturas negativas, provavelmente algo em torno de -5ºC. De manha fomos ao mercado municipal, aonde pudemos conhecer a famosa folha de coca, em todo lugar estava vendendo a Bs5,00. Compramos e depois fomos tomar um chá de folha de coca, por sinal 50 vezes melhor que o café brasileiro. Fomos a algumas agências de turismo para vermos os passeios a 'Mina de Plata' e para Uyuni.A mina de prata...
Saímos as 14h com um guia para as minas de prata, essa mina situada em Potosi ainda esta ativa com todos os trabalhadores dentro.
Assim que pegamos o autobus para a mina, paramos no mercado do minerador, aonde podemos apreciar como mascar a folha de coca e também sabemos que podemos comprar dinamite por poucos bolivianos a vontade próximo a mina. Compramos apenas refrigerantes e folha de coca para os mineradores.
Adentramos a mina, logo vimos a grande dificuldade de trabalho, havia muitos mineradores passando com carrinhos pelos trilhos, exatamente como filmes. Andamos cerca de 300 metros e o nosso guia pediu que subissemos por um buraco realmente estranho, ou seja, subimos um andar na mina e continuamos entrando em pequenas valas. Em uma hora tivemos que praticamente escalar a parede. Nessa hora eu fui com tudo segurar uma rocha que acabou saindo na minha mão, cai cerca de 3 metros mas não houve ferimento. Continuamos adentrando a mina, grande dificuldade do percurso, lugar muito escuro, trabalhadores. Sim, os trabalhadores, conhecemos San Pablo, um senhor que trabalha a mais de 30 anos na mina, muito símpatico, demos folha de coca e refrigerante para os mesmo, e nos apresentou seus trabalhodores, sendo dois deles seu filho e sua filha.Logo depois retornamos pelo mesmo caminho e saímos da mina.

Quanto a mina, extremamente interessante e também extremamente difícil, não pela caminhada dentro, e sim pelas condições de trabalho. O passeio vale a pena.

Voltamos ao centro de Potosi e fechamos um pacote para o Salar de Uyuni, conseguimos encontrar uma agência bem profissional que nos fechou o pacote a U$105,00 cada com a passagem de Potosi a Uyuni e também hotel incluido com calefação e água caliente.

Dormimos mais uma noite em Potosi e também tomamos mais chá de folha de coca pela manhã.

Um comentário:

  1. E aí? Mascar a tal folha ajuda mesmo na altitude ou é desculpa de boliviano?
    Essa história de mina me lembrou meus tempos de garoto em Minas , quando meus amigos e eu brincávamos nas minas de ouro abandonadas que havia na cidade.
    Abraços e boa-sorte!

    ResponderExcluir