domingo, 5 de julho de 2009

O TREM DA MORTE!!!

Embarcamos no Trem da Morte as 12:45 conforme combinado, compramos os bilhetes para o vagao mais barato.

Logo que entramos, vimos que os únicos estrangeiros naquele vagao eramos eu e Laura, nos sentamos em uma poltrona nº15 com uma janela gigante. O trem começou a andar e todos falando em espanhol, o trem nao estava nada lotado.

Chegamos a próxima estaçao, e descobrimos uma coisa muito importante, que a Laura além de nao saber contar dinheiro, também nao sabe ler. A passagem dizia poltrona 14, quando chegamos na tal poltrona 14 descobrimos que praticamente nao tinha janela. Eu e Laura ficamos decepcionados por nao ter janela e viajarmos várias horas sem ver a paisagem. Entao tive a idéia de negociar o lugar com o Boliviano que estava na 15, foi muito simpático e aceitou Bs50,00 para sentarmos na janela, com certeza valeu muito a pena.

O trem continuando sua viagem muito tranquila, e a cada minuto percebíamos que o trem que diziam ser muito perigoso era muito sussegado, todos os bolivianos muito simpaticos e o trem era muito familiar, estavamos cercados por crianças bolivianas que brincavam muito e tudo se demonstrou de uma forma bem pacífica.Percebemos na segunda estaçao que o trem era a forma de muitas pessoas ganharem dinheiro. O que mais tinha no trem era vendedores. Nota-se que o trem muitas vezes é a unica forma de ganhar a vida para 90% daqueles vendedores. Quando passavamos em alguma estaçao, sempre entrava várias crianças no trem vendendo Limonada fria, Pollo frito, Cafe Caliente, Soda e Água. Mas isso aconteceu por todas as 23 horas de trem. Comemos um pastel em uma cidade que todas as pessoas desciam do trem, e também tomei uma Coca-Cola, que por sinal tem um gosto diferente da do Brasil, mas da para notar a mesma fórmula, tomamos um café que tinha gosto de ralo, a Laura gostou mas eu achei muito ruim, e comprei um chocolate que era barato e bom.

Sobre as pessoas no trem, conhemos muitas crianças, como o pequeno Osman e a Sheila, irmaos de 2 e 6 anos, estavam indo para Santa Cruz com seus pais. E teve o Miro, um garoto um pouco gordeto, devia ter 10 anos, ficava me encarando mas toda vez que falavamos com ele umas 20 frases, ele nao respondia e sumia por debaixo da poltrona, miro foi muito engraçado algumas vezes. Teve também meu amigo de janela, que foi muito engraçado, parecia que falava comigo em espanhol, a Laura me disse que estava falando um portonhol comigo. Mas resumindo, nota 10 para o povo Boliviano, todos muito simpaticos e em nenhum momento me senti inseguro no trem.

Teve um momento no trem que avisaram que o ficariamos parado por 3 horas, pois um trem de carga havia descarrilhado, chegamos a uma pequena estaçao no meio do nada chamada Aguas Calientes, nessa estaçao nao tinha nada mesmo, só alguns garotos, e Laura dizia "A diversao aqui é subir no trem de carga", pois tinha um trem ao lado que estava todo mundo em cima dele.

O único problema que tivemos nessa viagem foi a poltrona. Depois de 23 horas, minha bunda ficou quadrada, e a Laura disse que a bunda dela ficou triangular. Mas acabou que isso nao importou muito, a paisagem era maravilhosa, as pessoas muito simpáticas e a visao sobre a Bolivia mudou muito por ali, país fantástico, sem dúvida já valeu muito a pena só por isso.

2 comentários:

  1. fassinante :D espero q tenha tido oportunidades de tirar fotos pela janela barganhada pelos Bs50,00 (nao entendi o quanto isso quer dizer).
    bunda triangular uhauhauhauhauh essa foi comedia auhuhauhauhauhuauhauauh... cara, seu texto flui tanto que me senti no trem, me senti vendo o gordim do miro te encarando e abaixando soh imaginando "oq esse cara ta falando??!?!?"....

    ResponderExcluir
  2. hahaha... verdade! Também fui parar no trem!
    E aí, depois da experiência com a bunda quadrada ou triangular, vcs acham que valeria a pena fazer essa viagem na primeira classe?
    Quais são as diferanças?

    ResponderExcluir